SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Organização do trabalho em colônias de saúvas: relações com locais e objetos das atividadesA construção da teia geométrica enquanto instinto: primeira parte de um argumento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

RODRIGUES, Maria Margarida P.. Divisão de trabalho e especialização em obreiras de Atta sexdens. Psicol. USP [online]. 1995, vol.6, n.1, pp. 123-143. ISSN 1678-5177.

A divisão de trabalho em função da idade e do tamanho corporal já foi constatada em várias espécies de insetos sociais. No gênero Atta, Carvalho (1972) e Wilson (1980a, 1980b) encontraram evidências inequívocas da existência de polietismo - divisão de trabalho - entre as obreiras quanto à idade e tamanho corporal. Estudos com A. sexdens já demonstraram que obreiras pequenas - com menos de 3 mm - exibem preferencialmente atividades relativas ao fungo (Carvalho, 1972). A presente pesquisa teve por objetivo verificar como a remoção parcial das jardineiras afeta duas das atividades que ocorrem na esponja de fungo: jardinagem e cuidados com formas imaturas (ovos, pupas e larvas). Os dados obtidos mostraram que, sob condições que acarretam a diminuição do número de obreiras da subclasse jardineira, as obreiras das subclasses próximas aumentam sua atividade jardineira sem diminuir os cuidados com formas imaturas.

Palabras clave : Divisão de trabalho animal; Formigas; Diferenças de idade; Tamanho do corpo; Comportamento de forrageamento animal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )