SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Winnicott e o pensamento pós-metafísicoO despertar para uma nova realidade: o estudo do psiquismo pré e perinatal e sua penetração nas universidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

AMARAL, Mônica Guimarães Teixeira do. Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade: um texto perdido em suas sucessivas edições?. Psicol. USP [online]. 1995, vol.6, n.2, pp. 63-84. ISSN 1678-5177.

O artigo faz uma análise dos Três ensaios (Freud, 1905) em sua versão original, para depois proceder a um estudo detido de suas sucessivas edições, procurando, desse modo, apresentar, de um lado, as indagações de Freud na época (1905) a propósito da origem e dos destinos da pulsão sexual e, de outro, as incidências das descobertas posteriores da teoria freudiana sobre as pulsões e o aparelho psíquico em relação às formulações inicialmente apresentadas, particularmente sobre a gênese do ego e da sexualidade. Inspirados pelas idéias de J. Laplanche sobre a Teoria da Sedução Generalizada, procurou-se identificar os momentos de ruptura com os desvios biologizantes da teoria freudiana das pulsões, presentes nas diversas edições dos Três ensaios, considerados essenciais para se repensar os fundamentos do sujeito psíquico e da própria sexualidade.

Palavras-chave : Sexualidade polimórfica; Complexo de Édipo; Freud [Sigmund]; Freud [1856-1939]; Narcisismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )