SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade: um texto perdido em suas sucessivas edições?A criança e a psicanálise: o "lugar" dos pais no atendimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

TELLES, Vera Stela. O despertar para uma nova realidade: o estudo do psiquismo pré e perinatal e sua penetração nas universidades. Psicol. USP [online]. 1995, vol.6, n.2, pp. 85-94. ISSN 1678-5177.

O texto avalia a repercussão dos conhecimentos modernos sobre a sensório-percepção precoce nos sistemas teóricos vigentes na Psicologia. O resultado de tal avaliação aponta para a neutralização de tais descobertas revolucionárias por teorias e conceitos já existentes, principalmente quando esses são organizados em sistemas, o que impede a revolução epistemológica dessas teorias exigida por essas descobertas. Tal impedimento parece ser ratificado pelas instituições encarregadas da formação do psicólogo, quando a universidade privilegia a informação em detrimento da formação do futuro pesquisador, deixando de dar-lhe condições que lhe permitam um posicionamento crítico frente ao já instituído.

Palavras-chave : Sensório-percepção infantil; Psicanálise; Cognição; Formação de psicólogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )