SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O despertar para uma nova realidade: o estudo do psiquismo pré e perinatal e sua penetração nas universidadesO uso de procedimentos projetivos na pesquisa de representações sociais: projeção e transicionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

PRISZKULNIK, Léia. A criança e a psicanálise: o "lugar" dos pais no atendimento infantil. Psicol. USP [online]. 1995, vol.6, n.2, pp. 95-102. ISSN 1678-5177.

Este artigo relata o caminho seguido pela Psicanálise infantil desde a primeira tentativa de tratar uma criança por meios analíticos realizada por Freud com o pequeno Hans. Expõe os trabalhos de Anna Freud e Melanie Klein, cujas obras diferem diametralmente sobre a possibilidade de estabelecer com a criança uma relação puramente analítica, e os trabalhos de Françoise Dolto e Maud Mannoni que centram o tratamento na escuta do inconsciente e incluem a posição parental. A partir das linhas de trabalho destas psicanalistas procura refletir sobre a questão de saber se o psicanalista infantil deve ou não receber os pais, ou se estes devem ou não aparecer na cena analítica, valendo-se do suporte teórico da Psicanálise francesa de inspiração lacaniana.

Palavras-chave : Psicanálise da criança; Psicanálise; Tratamento; Crianças; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )