SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1-2A Escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-CulturalOrganizational Commitment: compromisso ou submissão? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

RODRIGUES, Arakcy Martins. O hiato entre conhecimento sobre as vias de transmissão e as práticas de prevenção da AIDS entre estudantes da USP: a atuação das ideologias coletivas de defesa. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 51-71. ISSN 1678-5177.

Campanhas baseadas em resultados de pesquisas sobre comportamento que visam mudança comportamental são freqüentemente fadadas ao malogro. Provavelmente isso ocorre, entre outras razões, porque a ação humana é, em boa parte, regida por fatores inconscientes. A própria determinação sócio-cultural se processa por mecanismos que não são conscientes para os indivíduos. As pesquisas sobre comportamento sexual preventivo em relação à AIDS vêm apontando, sistematicamente: a) defasagem entre conhecimento sobre as vidas de transmissão e as práticas sexuais; b) relativa "falta de interesse" pelo tema; c) superestimação dos riscos que independem de um comportamento sexual preventivo. Na tentativa de aprofundar a compreensão sobre esses achados e de uni-los num traço contínuo, a pesquisa pretende trabalhar com a hipótese de uma "ideologia de defesa", compartilhada e construída socialmente, inconsciente, como a uma realidade intolerável. Trinta estudantes de graduação da USP, distribuído por e pelas áreas de, Biológicas, Humanas e Artes serão entrevistados numa pesquisa qualitativa, através de discurso livre e história de vida.

Palavras-chave : AIDS; Prevenção da AIDS; Comportamento psicossexual; Análise do comportamento; Pesquisa científica; Universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )