SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1-2The gap between the knowledge of transmission ways and the preventive practices of AIDS among college students: the action of collective defense ideologiesThe Public Health and Education Laboratory of UFSC: first thoughts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

BIAZZI, Fábio de. Organizational Commitment: compromisso ou submissão?. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 73-94. ISSN 1678-5177.

Organizational Commitment é um conceito que vem sendo definido e analisado desde a década de sessenta. Seu significado engloba a aceitação de valores e normas da organização pelos indivíduos, seu envolvimento e esforço em favor dos objetivos das empresas. Os estudos realizados sobre o tema têm uma ênfase excessivamente quantitativa, buscando ponderar as causas e efeitos do Organizational Commitment. Devido a isso, não destacam a questão básica subjacente ao constructo: a mudança no modo como a organização exerce seu poder sobre os trabalhadores. Além de uma visão crítica sobre tais estudos e da análise do próprio conceito de Organizational Commitment, o objetivo deste ensaio é aprofundar a discussão sobre as formas mais sutis de poder com que se defrontam os indivíduos submetidos a novas formas de organização do trabalho.

Keywords : Comprometimento organizacional; Organizações; Trabalho; Poder; Trabalhadores; Comportamento organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )