SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1-2Organizational Commitment: compromisso ou submissão?A exclusão no Ciclo Básico: uma pedagogia de aparências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

ANDALO, Carmen Sílvia de Arruda; ABREU, José Luís C. de; GONCALVES, Jadete Rodrigues  e  MORE, Carmen Leontina O. Ocampo. O Laboratório de Educação e Saúde Popular da UFSC: primeiras reflexões. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 95-113. ISSN 1678-5177.

O presente artigo relata a constituição do Laboratório de Educação e Saúde Popular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Há mais de dez anos, alguns docentes do referido departamento começaram, de forma isolada, a desenvolver atividades voltadas a estender o atendimento psicológico a camadas de baixa renda, camadas estas historicamente marginalizadas deste tipo de serviço. O contato com esta clientela evidenciou a ineficácia do referencial teórico-metodológico da Psicologia Clínica tradicional, apontando a necessidade de repensar e questionar os conceitos e práticas existentes. Impôs-se a urgência de construir novas práticas e modalidades de atendimento, bem como de redirecionar a atividade acadêmica e a formação dos futuros profissionais de Psicologia, de forma a instrumentá-los para o trabalho com as realidades estudadas e, por conseqüência, com os graves problemas que afligem a sociedade brasileira.

Palavras-chave : Saúde popular; Educação popular; Psicologia comunitária; Formação de psicólogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )