SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1-2O Laboratório de Educação e Saúde Popular da UFSC: primeiras reflexõesO cidadão policial militar e sua visão da relação polícia-sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

FEIJO, Ivana Serpentino Castro  e  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. A exclusão no Ciclo Básico: uma pedagogia de aparências. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 115-131. ISSN 1678-5177.

A partir da intervenção junto a uma escola, as autoras desvendam algumas de suas práticas geradoras de repetência no Ciclo Básico da rede de ensino de 1º grau do Estado de São Paulo das quais destacam duas: 1) alunos que vieram transferidos de outra escola, na sua grande maioria, repetem de ano; 2) as classes, em sua composição, podem ser consideradas heterogêneas quanto ao número de repetências na história escolar de seus alunos, mas são tratadas como fracas e fortes; isto sim determina a expectativa de aprovação ou reprovação de seus alunos. O fracasso escolar parece estar longe de relacionar-se com a produção do aluno, apesar de sua incapacidade ser insistentemente usada como justificativa. Essa escola vive um "como se" de aparências que contrasta com suas práticas geradoras de repetência, postura essa afinada com a política educacional do Estado de "contornar" a questão do fracasso escolar, ao invés de superá-la.

Palavras-chave : Fracasso escolar; Ensino de 1º grau; Ciclo Básico; Política educacional; Psicologia escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )