SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1-2A exclusão no Ciclo Básico: uma pedagogia de aparênciasManipulação de envolvimento de ego via para-instruções experimentais: efeitos sobre estados de ânimo e desempenho edutivo em resolução de problemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

MENANDRO, Paulo Rogério Meira  e  SOUZA, Lídio de. O cidadão policial militar e sua visão da relação polícia-sociedade. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 133-141. ISSN 1678-5177.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre as percepções de policiais militares em relação ao ingresso na carreira policial; à visão da população sobre a atividade policial; a aspectos polêmicos da relação polícia-sociedade; às sugestões para a melhoria do desempenho da instituição policial. Cem policiais militares homens, entre 20 e 52 anos, com tempo de serviço entre um e 15 ou mais anos, responderam um questionário com diversas questões abertas e fechadas sobre cada um dos temas. Os resultados confirmaram a percepção da visão negativa da sociedade em relação à atividade policial e revelaram que a percepção de situações contraditórias e paradoxais não garante a compreensão de suas múltiplas determinações, tanto que as sugestões de melhorias restringiram-se ao âmbito da própria instituição. Os resultados evidenciaram o predomínio, entre os policiais, de uma concepção não-questionadora da organização social e, por extensão, da relação polícia-sociedade.

Palavras-chave : Polícia; Sociedade; Trabalho; Percepção social; Profissionais da polícia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )