SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1-2Manipulação de envolvimento de ego via para-instruções experimentais: efeitos sobre estados de ânimo e desempenho edutivo em resolução de problemasFim dos estudos universitários: efeitos das dificuldades do mercado de trabalho na representação do futuro profissional e no estabelecimento de projetos pós-universitários dos estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SAVOIA, Mariangela Gentil; SANTANA, Paulo Reinhardt  e  MEJIAS, Nilce Pinheiro. Adaptação do inventário de Estratégias de Coping1 de Folkman e Lazarus para o português. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 183-201. ISSN 1678-5177.

Este estudo tem por objetivo adaptar o Inventário de Estratégias de Coping para o português. Para a tradução foram utilizados quatro juízes, que indicaram ser a tradução fidedigna ao inventário original com relação à interpretação das questões. Para a precisão foram utilizados os procedimentos de teste e reteste e o método das metades. Para a validade, validade concorrente, fatorial e consistência interna. Os resultados dos testes indicam que a adaptação do questionário é satisfatória. Os sujeitos responderam de maneira coerente ao questionário, os itens apresentaram consistência interna, a análise fatorial foi altamente consistente em relação ao estudo norte-americano e os grupos estudados mantêm uma certa homogeneidade quanto à resposta a uma determinada estratégia de coping.

Palavras-chave : Inventário de estratégias de coping; Comportamento de coping; Precisão dos testes; Validade estatística; Estresse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )