SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1-2The adaptation of Coping Strategies Inventory by Folkman and Lazarus into PortugueseScientist who faught author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

NEIVA, Katia Maria Costa. Fim dos estudos universitários: efeitos das dificuldades do mercado de trabalho na representação do futuro profissional e no estabelecimento de projetos pós-universitários dos estudantes. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 203-224. ISSN 1678-5177.

O presente estudo se refere aos efeitos psicológicos provocados pelas dificuldades do mercado de trabalho em estudantes no fim do curso universitário. Ele compara a representação do futuro profissional e os projetos pós-universitários de 263 estudantes pertencentes a dois grupos distintos: os que se preparam para profissões com um bom mercado de trabalho (GMTB) e os que se preparam para profissões com um fraco mercado de trabalho (GMTF). Os estudantes do GMTF, quando comparados com os do GMTB, estimaram menos ofertas de emprego para sua profissão e menos chances de exercê-la logo após a formatura. Estimaram também uma menor probabilidade de realizar o primeiro projeto pós-universitário. Entretanto, estes estudantes previram menos tempo para iniciar o exercício profissional, mostraram-se mais decididos quanto ao projeto pós-universitário e à futura atividade profissional e fizeram mais projetos de inserção profissional imediata.

Keywords : Mercado de trabalho; Universitários; Futuro; Profissões; Desemprego.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )