SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1-2Fim dos estudos universitários: efeitos das dificuldades do mercado de trabalho na representação do futuro profissional e no estabelecimento de projetos pós-universitários dos estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

KERBAUY, Rachel Rodrigues. O cientista que ensinava. Psicol. USP [online]. 1996, vol.7, n.1-2, pp. 225-245. ISSN 1678-5177.

Este artigo procura descrever o trabalho de Fred. S. Keller como cientista e educador. São detalhados comportamentos que explicam o sucesso do professor e divulgador da análise experimental do comportamento. Além das análises da pessoa e do cientista Keller, realizadas pelo autor, foram incluídos depoimentos de colaboradores e ex-alunos. Destaca-se uma maneira de ensinar, através do ouvir, perguntar e fornecer sugestões que parecem ser o ponto básico do comportamento de Keller. Embora nem sempre seja explicitado, está contido no artigo seu amor e respeito pelas pessoas. São apresentadas de forma resumida as contribuições mais importantes da obra de Keller: o ensino do código Morse, a aplicação da análise do comportamento e o plano Keller, um sistema de ensino personalizado.

Palavras-chave : Keller [Fred Simmons]; Keller [1899-1996]; Aprendizagem; Análise do comportamento; Métodos de ensino; Psicologia experimental; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )