SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2A Psicologia Ambiental e as diversas realidade humanasProposta de resposta a partir da comparação entre "Environment and Behavior" e "Journal of Environmental Psychology" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

CORRAL-VERDUGO, Víctor. Psicologia Ambiental: objeto, "realidades" sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamento. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.1-2, pp. 71-87. ISSN 1678-5177.

O autor define o objeto da Psicologia Ambiental como a mútua influência de fatores ambientais e comportamentais no enfoque de problemas específicos e de suas soluções. Quanto às dimensões da realidade, discute primeiramente o tópico ambiente físico e as condições que deveriam ser levadas em conta ao estudar o comportamento ambiental e, a seguir, os aspectos sócio-culturais dos entornos e como esses influenciam as visões de mundo, tanto leigas quanto científicas, apontando que, como diferentes culturas produzem visões ambientais diferentes, estas podem se manifestar como psicologias ambientais específicas, o que não significa abandonar a idéia de uma Psicologia Ambiental universal.

Palavras-chave : Psicologia ambiental; Objeto; Comportamento; Ambiente; Fatores socioculturais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )