SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Psicologia Ambiental: objeto, "realidades" sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamentoO lugar e o papel da Psicologia Ambiental no estudo das questões humano-ambientais, segundo grupos de pesquisa brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

GIULIANI, Maria Vittoria. Proposta de resposta a partir da comparação entre "Environment and Behavior" e "Journal of Environmental Psychology". Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.1-2, pp. 89-102. ISSN 1678-5177.

Este artigo define o campo em Psicologia Ambiental a partir de dados referentes aos periódicos Environment and Behavior e Journal of Environmental Psychology. Para isto, baseia-se na tipologia de Stokols que caracteriza a transação humano-ambiente em duas dimensões básicas: formas de transação cognitiva (ou simbólica) x comportamental (ou física); e fases de transação ativa x reativa, gerando quatro modos de transação: interpretativa; avaliativa; responsiva; operativa. Conclui que diferentes modos de transação pessoas-ambiente são tanto áreas estáveis de interesse quanto há diferenças entre os periódicos. Conclui que a importância do contexto sociocultural sobre o objeto de estudo estaria implícita na própria definição de ambiente. Ao final, estabelece a diferença entre pesquisa aplicada e orientada.

Palavras-chave : Psicologia ambiental; Objeto; Fatores socioculturais; Pesquisa; Periódicos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )