SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Proposta de resposta a partir da comparação entre "Environment and Behavior" e "Journal of Environmental Psychology" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

PINHEIRO, José Queiroz. O lugar e o papel da Psicologia Ambiental no estudo das questões humano-ambientais, segundo grupos de pesquisa brasileiros. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.1-2, pp. 103-113. ISSN 1678-5177.

Neste artigo, o autor responde às perguntas norteadoras baseado no banco de dados do Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Teses da CAPES. Coloca-se inicialmente a partir de sua experiência profissional e como coordenador da REPALA, apresentando algumas características positivas da área e algumas das dificuldades enfrentadas. A partir da análise dos dados levantados discute, entre outros tópicos, a relação entre a psicologia e a Psicologia Ambiental, apontando a presença de várias psicologias ambientais. Apresenta sugestões para um desenvolvimento harmonioso e produtivo da área.

Palavras-chave : Psicologia ambiental; Objeto; Grupos de pesquisa; Teses.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )