SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Psicologia Ambiental e futuro: reflexões geopolíticas sobre Política Ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

GARCIA MIRA, Ricardo; STEA, David  e  ELGUEA, Silvia. Psicologia Ambiental e Política Ambiental: questões teóricas e práticas. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.1-2, pp. 249-259. ISSN 1678-5177.

O artigo indaga como contribuir para construir uma ponte entre os psicólogos ambientais e os políticos dado que os psicólogos ambientais estiveram mais preocupados com o desenvolvimento teórico e acadêmico da disciplina do que com conectar áreas aplicadas da Psicologia Ambiental ao mundo complexo da Política Ambiental Aponta que, embora as pontes variem quanto à escala, há outras suposições igualmente importantes a serem consideradas como o contexto democrático e participativo. Apresenta a comunicação uni-direcional versus a bi-direcional e discute o modo como a PA tem visto esta ponte. Finaliza propondo a PA como processo dentro de uma visão alternativa de participação.

Palavras-chave : Política ambiental; Políticos; Psicologia ambiental; Participação política; Comunicação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )