SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3A contribution to the discussion about psychic images in the analytical psychology contextThe Jungian paradigm within the context of a qualitative research methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

FREITAS, Laura Villares de. Grupos vivenciais sob uma perspectiva junguiana. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.3, pp. 45-69. ISSN 1678-5177.

Este artigo tece considerações quanto à possibilidade e ao alcance de grupos vivenciais, sob a perspectiva da Psicologia Analítica de Carl G. Jung, em nosso contexto socio-econômico atual. Há uma proposta prática de grupos de construção de máscaras e personagens, e a apresentação e comentários das contribuições de diferentes autores que trazem conceitos junguianos clássicos para a dimensão grupal, consideram de maneira criativa o ritual, do ponto de vista psicológico, e questionam a viabilidade de trabalhos grupais. Numa abordagem mitológica, são considerados Górgona, Dioniso, Ártemis, Eco e Narciso, com destaque à deusa grega Héstia, cujas características são relacionadas a aspectos necessariamente presentes nos grupos vivenciais e à possibilidade de ocorrer uma experiência psicológica. Os grupos vivenciais são considerados favorecedores da perspectiva de alteridade, na medida em que cada participante tem neles a oportunidade de se afirmar e de ser confirmado, isto é, de se expressar e de refletir, num campo interacional fértil.

Keywords : Psicologia junguiana; Terapia de grupo de encontro; Psicologia do self; Mitologia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )