SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Experiential groups according to a Jungian approachPsychoneuroscience and archetypes: building a dialog between analytical psychology and neuroscience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

PENNA, Eloisa M. D.. O paradigma junguiano no contexto da metodologia qualitativa de pesquisa. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.3, pp. 71-94. ISSN 1678-5177.

O artigo discute o paradigma junguiano e suas interfaces com a metodologia qualitativa de pesquisa e a ciência pós-moderna. Primeiramente, são delineados os pressupostos básicos da ciência moderna e sua evolução para a concepção atual de ciência pós-moderna. São apresentadas as raízes filosóficas e epistemológicas do pensamento de C. G. Jung e as principais características do método qualitativo, com a finalidade de contextualizar o método junguiano de investigação da psique no panorama da pesquisa qualitativa. A Psicologia Analítica de C. G.Jung é apresentada a partir do conceito atual de paradigma, que compreende três elementos fundamentais &– ontologia, epistemologia e metodologia &–, articulados de forma consistente e coerente. Assim, o método é necessariamente resultante da ontologia e da epistemologia. Dessa forma, a partir das noções de totalidade, consciente e inconsciente coletivo e pessoal, o conhecimento decorre da possibilidade de acesso ao inconsciente pela via do símbolo. O método de investigação psicológica se dá pela apreensão dos símbolos e sua compreensão, que resulta do processamento simbólico realizado pelo pesquisador.

Keywords : Psicologia junguiana; Pesquisa qualitativa; Ciência; Símbolo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )