SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Psiconeurociencia y arquetipos: construyendo un diálogo entre psicología analítica y neurocienciaA cor do sucesso: efeitos da performance social e econômica no branqueamento e na infra-humanização dos negros no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

GOMES, Lívia Godinho Nery  e  SILVA JUNIOR, Nelson da. Semânticas da amizade e suas implicações políticas. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.3, pp. 119-142. ISSN 1678-5177.

A semântica da amizade tem sido articulada, historicamente, aos ideais de igualdade&–fraternidade, caracterizando-se por uma semântica familialista, que associa o amigo à figura do irmão. No entanto, alguns autores apontam que a semântica familialista pautada na prerrogativa de intimidade e familiaridade privilegia processos de homogeneização e supressão da alteridade, podendo configurar práticas intolerantes de desumanização e discriminação do outro. Eles propõem, portanto, a desarticulação amizade-familiaridade, destacando a amizade como relação intersubjetiva privilegiada de experimentação política, precisamente, por sua qualidade de imprevisibilidade no vínculo com a alteridade. A amizade, enquanto espaço imprevisto de experimentação, traz à tona a discussão da possibilidade de se repensar e reinventar as formas de relacionamento e subjetividade, num contexto contemporâneo de forte invidualismo e fragilidade dos laços públicos.

Palavras-chave : Amizade; Alteridade; Experimentação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )