SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Semânticas da amizade e suas implicações políticasInclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

LIMA, Marcus Eugênio O.  e  VALA, Jorge. A cor do sucesso: efeitos da performance social e econômica no branqueamento e na infra-humanização dos negros no Brasil. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.3, pp. 143-165. ISSN 1678-5177.

Este estudo examina os efeitos da cor da pele e da performance social dos grupos no branqueamento e na infra-humanização. Os dados deste estudo foram coletados em três capitais do Brasil, em três regiões diferentes. As principais hipóteses são: a) os Negros serão mais infra-humanizados do que os Brancos; b) os grupos que fracassam socialmente serão mais infra-humanizados do que os grupos que obtêm sucesso; e c) os grupos com sucesso deverão ser percebidos como mais brancos do que os que fracassam. Os resultados, obtidos junto a 175 estudantes universitários brancos, de três universidades privadas, indicam que as hipóteses são parcialmente confirmadas. Os grupos que fracassam são infra-humanizados quando comparados aos que obtêm sucesso e os grupos que obtêm sucesso são branqueados e os que fracassam enegrecidos, ao nível da percepção subjetiva da cor da pele. No entanto, a infra-humanização dos negros acontece com a mediação do branqueamento. Esses resultados são discutidos à luz das novas teorias psicossociais sobre o racismo.

Palavras-chave : Grupos sociais; Racismo; Fatores socioculturais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )