SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3People with special needs social/scholar inclusion: multiple perspectives and controversial discursive practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

SANCHEZ, Euclides. A psicologia ambiental e suas possibilidades de interdisciplinaridade. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.3, pp. 195-206. ISSN 1678-5177.

Como discutir questões de método em Psicologia Ambiental, considerando-se a sua necessária interdisciplinaridade? Haveria uma especificidade metodológica para que esta não venha a se concretizar devido às diferenças intrínsecas entre disciplinas, e no interior da própria Psicologia? Qual? Para o autor, essas questões consistem em apenas uma: a Psicologia Ambiental é uma disciplina interdisciplinar que não se concretiza devido às diferenças intrínsecas entre as disciplinas, incluindo-se aí a questão do método e da própria metodologia. O autor fundamenta a interdisciplinaridade na concepção de objeto integrado, caracterizando a dificuldade que está em cada disciplina operar com um diferente paradigma e a interdisciplinaridade estar contida no interior de um único paradigma. Dado que o método deriva da metodologia que o inspira, a investigação e a intervenção ambientais poderiam possibilitar a conjunção de saberes em um mesmo paradigma. Sugere que se opere a relação interdisciplinar em cada caso concreto. Propõe, como conclusão, uma agenda para o desenvolvimento da interdisciplinaridade.

Keywords : Psicologia ambiental; Pesquisa interdisciplinar; Metodologia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )