SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Ética disciplinar e punições corporais na infânciaAs mulheres de Misael: corrupção de menores, atentados ao pudor e atos libidinosos na Comarca de Ribeirão Preto, 1871 a 1942 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

COSTA, Liana Fortunato; PENSO, Maria Aparecida  e  ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. O Grupo Multifamiliar como um método de intervenção em situações de abuso sexual infantil. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.4, pp. 121-146. ISSN 1678-5177.

Neste texto, apresentamos nossa proposta para uma intervenção psicossocial com famílias nas quais ocorreu abuso sexual envolvendo crianças e/ou adolescentes, a partir de uma adaptação de um modelo de Grupo Multifamiliar, para esse tipo de contexto. O objetivo geral desse projeto visa a aprofundar e ampliar o conhecimento na área de metodologia de Grupo Multifamiliar, direcionado ao contexto clínico, numa modalidade de atendimento especial que ocorre a partir de intimação judicial. Pretendemos, ainda, apontar os limites teórico-metodológicos e as possibilidades de trabalhar em Grupo Multifamiliar com a problemática da violência intrafamiliar, mais especificamente, com o abuso sexual envolvendo crianças e seus pais. As crianças, por intermédio de várias estratégias expositivas e expressivas, conseguem indicar como querem e precisam ser cuidadas no dia-a-dia. Por parte dos adultos, ocorre uma melhor compreensão de seus deveres em relação aos cuidados para com suas próprias crianças e as demais da comunidade.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Abuso sexual; Intervenção psicoterapêutica; Violência na família.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português