SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A produção do conhecimento psicológico-psiquiátrico em saúde mental: considerações a partir de um texto exemplarA escola na mídia: sobre “populares” e “nerds” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira  e  LOPES, Juliana Silva. A culpa é sua. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.1, pp. 53-73. ISSN 1678-5177.

O artigo analisa a influência das concepções tradicionais da Psicologia nas falas de educadores e alunos sobre o fracasso escolar na atualidade. Para tanto, faz uma breve revisão da psicometria e da teoria da carência cultural como representantes da concepção ideológica que centra no indivíduo e no “ambiente” as causas do fracasso. Posteriormente, analisa criticamente trechos de entrevistas com educadores e alunos de uma escola pública municipal, ilustrativos da repercussão dessa concepção, em suas diversas nuances, no pensar e fazer pedagógico. Por último, reflete sobre as aproximações e rupturas da Psicologia com a ideologia, apresentando os princípios da Psicologia Histórico-cultural e sua contribuição à compreensão dos fenômenos escolares.

Palavras-chave : Fracasso escolar; História da psicologia; Ideologia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )