SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Relações sociais: as trocas e os mitos de um mundo sem trocas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

BENTO, Victor Eduardo Silva. Tóxico e adicção comparados a paixão e toxicomania: etimologia e psicanálise. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.1, pp. 181-206. ISSN 1678-5177.

Pela ótica psicanalítica, a etimologia de “tóxico” e “adicção” foi comparada à “paixão” e “toxicomania”, obtendo-se as seguintes conclusões: “tóxico” e “toxicomania” remetem à “substância química” que ataca o organismo; os sentidos etimológicos originários de “paixão” e “tóxico” se assemelham: “paixão como sofrimento passivo frente à ação prejudicial”, em Aristóteles e em Cristo, lembra o “tóxico” na ponta das flechas utilizado pelos bárbaros, anteriormente ao século II, nos ataques de guerra, o sofrimento pas sivo, prejudicial para o atacado; a “toxicomania” se aproxima da paixão, pois nasce no campo médico, no fim do século XIX, definida como “degenerescência”, “imoralidade” e “paixão”; o sentido de paradoxo foi encontrado em “tóxico”, “toxicomania”, e “paixão”; e na “adicção”, surgindo no Império Romano como “escravização por determinação legal para pagamento de dívida”, reencontrou-se o antigo sentido grego de “paixão como escravização, sofrimento passivo, submissão a uma ação exterior sobre o corpo”.

Palavras-chave : Tóxico; Adicção; Paixão; Psicanálise; Etimologia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )