SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The comparative method in the origin of the psychology of artLearning to learn, college degree and moral development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

TOASSA, Gisele. Conceito de consciência em Vigotski. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.2, pp. 59-83. ISSN 1678-5177.

Este artigo persegue o conceito de consciência na obra de Vigotski, o principal problema de sua psicologia. Resume a importância do contexto sociopolítico da União Soviética para o desenvolvimento de sua teoria, que se iniciou com influências da reflexologia e do pavlovismo, integrando progressivamente os amplos conhecimentos do autor (nas artes, na filosofia clássica e marxista) até a neuropsicologia e a psicologia experimental. Através da leitura de trabalhos produzidos de 1924 a 1934, este artigo revisa as ocorrências semânticas da palavra consciência, identificando seus fundamentos monistas e materialistas, extraindo seus sentidos principais e incluindo o conceito no enfoque histórico-cultural. O conceito é desmembrado em suas três acepções basilares (processo de tomada de consciência da realidade externa e interna; atributo de conteúdos e processos psicológicos; sistema psicológico) que se articulam, produzindo um dos fundamentos da psicologia geral vigotskiana e articulando neuropsicologia, ética e ontologia.

Keywords : Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934; Consciência; História da Psicologia; Neuropsicologia; Luria, Alexander Romanovich, 1902-1977.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )