SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O método comparativo na origem da psicologia da arteAprender a aprender, educação superior e desenvolvimento moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

TOASSA, Gisele. Conceito de consciência em Vigotski. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.2, pp. 59-83. ISSN 1678-5177.

Este artigo persegue o conceito de consciência na obra de Vigotski, o principal problema de sua psicologia. Resume a importância do contexto sociopolítico da União Soviética para o desenvolvimento de sua teoria, que se iniciou com influências da reflexologia e do pavlovismo, integrando progressivamente os amplos conhecimentos do autor (nas artes, na filosofia clássica e marxista) até a neuropsicologia e a psicologia experimental. Através da leitura de trabalhos produzidos de 1924 a 1934, este artigo revisa as ocorrências semânticas da palavra consciência, identificando seus fundamentos monistas e materialistas, extraindo seus sentidos principais e incluindo o conceito no enfoque histórico-cultural. O conceito é desmembrado em suas três acepções basilares (processo de tomada de consciência da realidade externa e interna; atributo de conteúdos e processos psicológicos; sistema psicológico) que se articulam, produzindo um dos fundamentos da psicologia geral vigotskiana e articulando neuropsicologia, ética e ontologia.

Palavras-chave : Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934; Consciência; História da Psicologia; Neuropsicologia; Luria, Alexander Romanovich, 1902-1977.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )