SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Aprender a aprender, educação superior e desenvolvimento moralA psicanálise e o complexo de Édipo: (novas) observações a partir de Hamlet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

ALVES, Míriam Cristiane  e  SEMINOTTI, Nedio. O pequeno grupo e o paradigma da complexidade em Edgar Morin. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.2, pp. 113-133. ISSN 1678-5177.

Os diferentes modos de ação e reflexão frente ao fenômeno grupo são assumidamente controvertidos. Eles esbarram na dicotomia entre indivíduo e sociedade, entre partes e todo. Conforme o olhar do observador, o indivíduo ou o grupo desaparecem, abrindo-se um intransponível abismo mental entre os fenômenos sociais e individuais. Noções sobre indivíduo e sociedade, indivíduo e grupo são vistas freqüentemente como antagônicas e concorrentes, mas, quando tomadas na perspectiva do pensamento complexo, serão entendidas como complementares. O presente artigo tem por objetivo trazer ao debate teórico possibilidades de articular o paradigma da complexidade ao estudo dos pequenos grupos, utilizando-se como principal referencial o Paradigma da Complexidade em Edgar Morin. Desde que, no pensamento complexo, sujeito, pequeno grupo e contexto maior são constitutivos uns dos outros, a um só tempo, é aqui enfatizada a interferência recíproca que caracteriza uma relação dialógica, sistêmica, hologrâmica, recursiva e complexa.

Palavras-chave : Grupo; Pequeno grupo; Dinâmica de grupo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )