SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Psicologia USP, 1992-2002: uma aventura participativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

MANDELBAUM, Belinda. Os processos de socialização e a família no trabalho de Sylvia Leser de Mello. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.3, pp. 19-32. ISSN 1678-5177.

Este artigo procura descrever os eixos principais do trabalho de Sylvia Leser de Mello como professora de Psicologia Social, pesquisadora dentro do campo de estudos dos processos de socialização, da família e do trabalho, e coordenadora da incubadora de cooperativas populares da Universidade de São Paulo. Atividades estas norteadas por relações com alunos e com trabalhadores que, a partir de um exame crítico das condições psicológicas de homens e mulheres em situações de dominação, pautam-se pela cooperação, pelo diálogo e por processos de aprendizagem mútua. Em seus estudos e pesquisas sobre os processos de socialização, Sylvia articula a cena social, a vida familiar e a subjetividade, recorrendo a conhecimentos advindos de todo o campo das Ciências Humanas. Seu trabalho com famílias consolidou-se na criação do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP que, numa perspectiva transdisciplinar, integra em pesquisa, ensino e extensão professores e alunos de graduação e pós-graduação de diversas unidades da Universidade.

Palavras-chave : Sylvia Leser de Mello; Psicologia social; Socialização; Família; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )