SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Socialization processes and family in the work of Sylvia Leser de Mello author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

ADES, César. Psicologia USP, 1992-2002: uma aventura participativa. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.3, pp. 33-44. ISSN 1678-5177.

O artigo retrata dez anos de produção da revista Psicologia USP (1992 &– 2002), quando sob a coordenação de Sylvia Leser de Mello. Neste período, definiu-se, como campo básico de atuação da revista, a reflexão crítica a respeito de temas psicológicos, em contraposição à publicação de artigos empíricos e se adotou uma perspectiva multidisciplinar, concretizada na edição de números especiais (Memória, Inconsciente, Psicologia e Saúde, e outros) e dossiês (Psicanálise e Universidade, Psicologia e Razão Instrumental, e outros) dos quais tomaram parte, na busca de contrastes e convergências, pesquisadores em áreas diversas das ciências sociais e biológicas. A revista contribuiu para a manutenção da memória científica com números especiais dedicados a docentes do Instituto de Psicologia (Psicologia e Etologia, Dante Moreira Leite, e outros). Esta década de esforço participativo foi importante na determinação dos rumos da revista e na preparação de Psicologia USP para novos desafios editoriais.

Keywords : Psicologia USP; Publicações em Psicologia; Instituto de Psicologia (USP).

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )