SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Captured lives: an attempt of criminality tragedy comprehension together with prisoners characters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Sylvia Leser orientadora: um muito de possível. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.3, pp. 77-98. ISSN 1678-5177.

O “muito de possível” − epistemológico, ético, estético e político − implicado na relação com Sylvia Leser como orientadora é sugerido no texto por meio do relato de memórias da autora, bem como da transcrição de parte de sua tese de doutorado intitulada “No rastro dos ‘cavalos do diabo’: memória e história para uma reinvenção de percursos do paradigma do grupalismo-institucionalismo no Brasil”, defendida em 2002, no Instituto de Psicologia da USP. Nesse intuito, foi utilizado um andamento de inspiração musical − atrever-se, conviver, escrever, ouvir e ler, prolongar −, capaz de se aproximar minimamente da oralidade, marca singular do vínculo de afeto-pensamento entre orientador e orientando.

Keywords : Sylvia Leser de Mello; Orientador; História oral.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )