SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4The role of vision in the aversion to the open spaces in the elevated plus-mazePsychobiological determinants of food behavior: An emphasis on environmental factors contributing to obesity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus; CRUZ, Antonio Pedro de Mello  and  BRANDAO, Marcus Lira. Padrões de respostas defensivas de congelamento associados a diferentes transtornos de ansiedade. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.4, pp. 175-192. ISSN 1678-5177.

Embora os transtornos de ansiedade sejam tipicamente humanos, eles apresentam correlações com determinadas reações de defesa de animais em situações de perigo. Este trabalho apresenta algumas relações entre determinados padrões da resposta defensiva de congelamento e diferentes formas de transtornos de ansiedade. Em particular, destaca-se o isomorfismo entre a resposta de congelamento a estímulos contextuais associados a um estímulo aversivo e o transtorno de ansiedade generalizado. Evidências indicam também que a resposta de congelamento induzida pela estimulação elétrica da matéria cinzenta periaqueductal dorsal (MCPD) constitui um excelente modelo animal de ataque de pânico. A resposta de congelamento que surge imediatamente após estimulação da MCPD, capaz de produzir uma resposta de fuga, parece estar associada ao transtorno de pânico. Finalmente, é possível que a resposta de congelamento a estímulos previamente associados à estimulação elétrica da MCPD seja um modelo animal para o transtorno de pânico com agorafobia.

Keywords : Modelos animais de ansiedade; Resposta de congelamento; Transtorno de ansiedade generalizada; Transtorno do pânico sem agorafobia; Transtorno do pânico com agorafobia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )