SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Psychobiological determinants of food behavior: An emphasis on environmental factors contributing to obesityCognitive, communicative and emotional deficits after a right hemispheric lesion: Looking for the features of the Right Hemisphere Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

GARCIA-MIJARES, Miriam  and  SILVA, Maria Teresa Araujo. Dependência de drogas. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.4, pp. 213-240. ISSN 1678-5177.

O texto discute três teorias atuais de dependência de drogas: a Teoria Comportamental da dependência como escolha de Heyman, a Teoria da Sensibilização do incentivo de Robinson e Berridge, e a Teoria Neurobiológica da dependência como escolha, de Kalivas. Todas concordam em caracterizar a dependência como resultante de processos de aprendizagem em que droga e estímulos associados a seus efeitos adquirem controle potente sobre o comportamento. Diferenciam-se quanto aos processos de aprendizagem envolvidos. A Teoria Comportamental enfatiza componentes operantes e sustenta que o consumo repetido de drogas diminui o valor reforçador de atividades concorrentes. A Teoria da Sensibilização enfatiza componentes respondentes, propondo a dependência como resultado da sensibilização da potência eliciadora de estímulos condicionados aos efeitos da droga. A Teoria Neurobiológica integra as duas primeiras, descrevendo as mudanças no circuito do reforço que acontecem no processo de dependência.

Keywords : Droga (dependência); Comportamento de escolha; Sensibilização; Incentivos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )