SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Alguns conceitos de loucura entre a psiquiatria e a saúde mental: diálogos entre os opostosMaceió é uma cidade mítica: o mito da origem em Nise da Silveira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SANDUVETTE, Verônica. Sobre como e por que construir, (re)construir e avaliar projetos terapêuticos nos centros de atenção psicossocial (CAPS). Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.1, pp. 83-100. ISSN 1678-5177.

Os trabalhadores implicados na Reforma Psiquiátrica Brasileira, predominantemente mulheres, têm enfrentado o desafio de transformar os modos de assistir às pessoas acometidas por transtornos mentais. Nessa empreitada, é necessário contar com operadores para a reorganização do trabalho, passando-se da realização de tarefas para projetos, e da multidisciplinaridade para a interdisciplinaridade. Com esse fi m, temse aplicado um método de análise e intervenção baseado no registro do conhecimento contextual dos membros das equipes, a partir do qual são construídas "fotografi as" dos serviços prestados, transformadas a seguir em instrumentos de observação e avaliação psicossocial. As avaliações constituem um eixo à gestão da informação, tida como fundamental para as práticas em Saúde Coletiva na Saúde Pública. Salienta-se a importância da reformulação das ações terapêuticas através da sua reinvenção, no cotidiano dos serviços comunitários afi nados com o Modelo de Atenção e Reabilitação Psicossocial preconizado pelo Ministério da Saúde.

Palavras-chave : Reforma Psiquiátrica (Brasil); Reabilitação psicossocial; Organização do trabalho; Etnometodologia; Interdisciplinaridade; Saúde pública.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )