SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Sobre como e por que construir, (re)construir e avaliar projetos terapêuticos nos centros de atenção psicossocial (CAPS)A vontade de sentido na obra de Viktor Frankl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

MELO, Walter. Maceió é uma cidade mítica: o mito da origem em Nise da Silveira. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.1, pp. 101-124. ISSN 1678-5177.

O presente artigo aborda o mito da origem da liberdade em Nise da Silveira a partir de histórias de sua infância, de seu apelido Caralâmpia - inspirador de Graciliano Ramos para compor A Terra dos Meninos Pelados - e de seu nome, retirado dos sonetos de Cláudio Manuel da Costa. As originais contribuições de Nise da Silveira no campo da saúde mental passam a ser vistas pelos grupos que dela se aproximaram como frutos de sua genialidade, encontrando explicações nos relatos autobiográfi cos de Nise da Silveira, consagrados por seus (per)seguidores. O campo da saúde mental no Brasil abrange dois períodos: o da campanha prómanicomial, de 1829 até as primeiras décadas do século XX; e o da campanha antimanicomial, que tem seu marco inicial no Movimento de Trabalhadores de Saúde Mental, em 1978. Entre um movimento e outro, os trabalhos desenvolvidos nas décadas de 1930, 40 e 50 do século XX fi cam esquecidos e os autores desse período passam a ser designados pioneiros, instaurando uma variante da busca do mito das origens.

Palavras-chave : Nise da Silveira; Saúde mental; Psicologia; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )