SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Maceió é uma cidade mítica: o mito da origem em Nise da SilveiraAutoconcepto, locus de control y orientación al éxito: sus relaciones predictivas en adultos mayores del noreste brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

PEREIRA, Ivo Studart. A vontade de sentido na obra de Viktor Frankl. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.1, pp. 125-136. ISSN 1678-5177.

Neste artigo, procurou-se investigar um ponto central na obra do psiquiatra austríaco, criador da Logoterapia, Viktor Frankl: o conceito de "vontade de sentido". Em nosso entendimento, o tema concerne fundamentalmente à visão de homem que alicerça a referida escola psicológica, constituindo uma categoria chave para uma compreensão mais adequada do pensamento do autor. O traçado lógico do artigo busca relacionar essa categoria à explicitação do caráter autotranscendente da existência humana. Por fi m, o texto foi articulado conclusivamente para defender um descentramento do indivíduo em favor do sentido.

Palabras clave : Frankl, Viltor Emil, 1905-1997; Logoterapia; Psicoterapia.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )