SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Desenvolvimento da acuidade visual de gradesEncontros com o outro: empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

VENTURA, Dora Fix. Visão de cores no primeiro ano de vida. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.2, pp. 83-97. ISSN 1678-5177.

Procedimentos comportamentais que permitem inferir capacidades sensoriais ou perceptuais em bebês e crianças baseiam-se, na sua maior parte, na descoberta seminal feita no fim da década de 1950 pelo psicólogo Robert Fantz. Desde o nascimento, há uma preferência do bebê por dirigir o olhar para estímulos complexos a fixá-lo em cenas monótonas. Baseado no novo conhecimento, o grupo liderado por Davida Teller na Universidade de Washington desenvolveu uma metodologia de avaliação psicofísica da visão em bebês, o que possibilitou grande avanço no estudo do desenvolvimento e da maturação de várias funções visuais básicas, como acuidade visual, visão de cores, visão de contrastes, estereopsia e visão de movimento. A presente revisão examina essa literatura, mostrando como é avaliada a visão em bebês e o que se conhece até o momento sobre a capacidade dos recém-nascidos de ver cores.

Palavras-chave : Discriminação de cores; Desenvolvimento; Bebês.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )