SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Visão de cores no primeiro ano de vidaOntogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

BUSSAB, Vera Silvia Raad; PEDROSA, Maria Isabel  e  CARVALHO, Ana Maria Almeida. Encontros com o outro: empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.2, pp. 99-133. ISSN 1678-5177.

A observação de um episódio de cuidado entre duas crianças de menos de 18 meses de idade desencadeou uma refl exão sobre a ontogênese da empatia. Descreve-se o episódio e apontam-se questões teóricas que ele suscita a respeito de concepções sobre a criança e o processo de desenvolvimento, e sobre a ontogênese da comunicação e da vida cultural. A seguir, revê-se, desse ângulo, a literatura sobre desenvolvimento sócioafetivo e cognitivo no primeiro ano de vida, a partir das perspectivas psicoetológica e sócio-construtivista, com alguma ênfase na contribuição de Henri Wallon, focalizando três conceitos: intersubjetividade, empatia e imitação. Essa literatura retrata o neonato humano como um ser biologicamente organizado para a vida sócio-cultural, na qual está imerso desde o nascimento - ou até mesmo desde a concepção - por meio de sua pré-organização para o encontro com o outro e para a troca social, condições constitutivas de seu desenvolvimento individual.

Palavras-chave : Empatia; Intersubjetividade; Imitação; Bebês; Desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )