SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Formação lingüística do Self e ação pedagógicaO inconsciente e a consciência: da psicanálise à neurociência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

NAVES, José Otávio de Vasconcellos  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. O eu na obra de Freud e a corporalidade. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.3, pp. 31-54. ISSN 1678-5177.

Este trabalho conjuga o conceito de eu na obra de Freud com o conceito de corporeidade em Merleau-Ponty, possibilitando um percurso teórico em que se pode pensar o corpo na sua perspectiva intersubjetiva. Na corporalidade, a "carne" de cada um, lançada ao mundo, se encontra na "carne" do outro, também lançada, para que re-efetue, na relação, uma troca expressiva inconsciente, a qual, porém, sem a consciência de um corpo subjetivado, perde suas possibilidades enquanto troca e expressão. O recorte, em Freud, se inicia com os conceitos de eu prazer e eu da realidade, percorrendo a questão dos ideais em que se concretiza a possibilidade de pensar as relações do eu com o outro. Esses conceitos, paralelizados com a obra filosófica, trazem um suporte para a clínica psicanalítica.

Palavras-chave : Eu; Percepção; Consciência; Relação interpessoal; Corporeidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )