SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O inconsciente e a consciência: da psicanálise à neurociênciaDireito e psicanálise: uma relação "ilegítima"? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SALES, Léa Silveira. Autonomia, heteronomia: observação sobre a relação entre corpo e estrutura na obra de Jacques Lacan. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.3, pp. 75-89. ISSN 1678-5177.

Os anos de 1954 e 1955 correspondem a um momento da obra de Jacques Lacan que pode ser apontado como o auge do recurso mais direto à estrutura que, conformada pelos significantes, responde pela total determinação do sujeito. Neles, o "efeito de sujeito", a partir de sua própria definição, chega a dispensar explicitamente associações com o ser humano, em termos do que essa expressão pudesse indicar como suporte vital, qualquer que fosse. Com a construção do grafo do desejo (1957), o problema passa a receber uma nova configuração. Assiste-se, então, a uma insistente recuperação do papel do corpo na constituição do desejo a partir do modo como é pensada a relação deste com a necessidade e com a demanda. Este artigo aborda os termos dessa reinserção e procura indicar em que sentido ela começa a circunscrever um dos vetores da ultrapassagem da racionalidade estruturalista.

Palavras-chave : Psicanálise; Estruturalismo; Corpo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )