SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Queja escolar: actuación del psicólogo e interfaces con la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

BARROS, Maria Elizabeth Barros de  y  LOUZADA, Ana Paula. Dor-desprazer-trabalho docente: como desfazer essa tríade. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.4, pp. 13-34. ISSN 1678-5177.

O artigo apresenta a experiência do Programa de Formação e Investigação Sobre a Saúde e o Trabalho (PFST) de docentes de escolas públicas, desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo. Trata da problemática da saúde do conjunto de docentes que trabalham nas escolas públicas do município da Serra/ES, visando a desfazer a tríade dor-desprazer-trabalho docente, vivida de forma naturalizada pelo coletivo de docentes. Pretende avançar na compreensão das relações saúde-trabalho nas escolas e investigar as estratégias utilizadas por esses professores para resistirem às tentativas de desqualificação do trabalho docente. Afirma a possibilidade de se abrirem espaços de discussão no cotidiano dos docentes para que a luta pela saúde se constitua em redes de cooperação entre sujeitos e escolas, inaugurando-se outras formas de atuação desses estabelecimentos. Com esse objetivo, propõe uma metodologia de trabalho que tem se pautado na abordagem ergológica, construída na Universidade de Provença, em AIX/ França.

Palabras clave : Trabalho docente; Saúde do trabalhador; Ergologia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )