SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Queixa escolar: atuação do psicólogo e interfaces com a educaçãoOrientação profissional: um outro olhar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SEVERO, Silvani Botlender  e  SEMINOTTI, Nedio. O sujeito e a coletividade: um caminho transdialógico na saúde coletiva. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.4, pp. 53-78. ISSN 1678-5177.

Este artigo apresenta os resultados e reflexões de uma pesquisa que objetivou compreender aspectos dificultadores e facilitadores no processo de ativação da integralidade na ação transdisciplinar em uma equipe multiprofissional na saúde coletiva. Esse percurso transdialógico usou como fundamentos a teoria da complexidade e os princípios do método de Edgar Morin e a lógica transdisciplinar proposta por Basarab Nicolescu, tendo como organizador central a interdependência entre Sujeito e Coletividade na construção da política pública em saúde. A pesquisa trouxe o desvelamento da coexistência de duas lógicas que organizam os processos de trabalho na saúde: a lógica da doença/lógica disciplinar e a lógica da integralidade/lógica transdisciplinar.

Palavras-chave : Saúde pública; Transdisciplinaridade; Comportamento coletivo; Reforma psiquiátrica; Profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )