SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Terapia comportamental construtiva: uma outra face da clínica comportamentalProdução de memórias falsas com listas de associados: análise do efeito do nível de processamento e da natureza da prova de memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

COELHO, Carlos Serra Magalhães; PALHA, António José Pacheco  e  MARTIN, José Ignácio Guinaldo. Um programa de economia de fichas aplicado a doentes psiquiátricos crónicos com deterioração cognitiva. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.4, pp. 103-111. ISSN 1678-5177.

Este artigo descreve uma intervenção com economia de fichas numa unidade psiquiátrica de internamentos de longo curso. No documento, referimos detalhadamente sua elaboração e adaptação a 10 sujeitos com múltiplos diagnósticos. A avaliação geral dos participantes da amostra evidencia resultados positivos no aumento de comportamentos adequados e diminuição de comportamentos desadequados. Essa intervenção foi particularmente eficaz na melhoria do comportamento facial e verbal dos participantes. Obtivemos ganhos estatisticamente significativos na redução de comportamentos bizarros, apesar de os índices de deterioração cognitiva serem elevados na maioria dos doentes. Tendo sido a maioria desses estudos implementados já há mais de 40 anos, julgamos importante a comparação de novos estudos com os prévios, dadas as mudanças que se efectuaram entretanto nos recintos hospitalares, bem como nas terapias farmacológicas.

Palavras-chave : Programas de economia de fichas; Pacientes hospitalizados; Técnicas cognitivas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )