SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Produção de memórias falsas com listas de associados: análise do efeito do nível de processamento e da natureza da prova de memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

ESCARABOTO, Kellen M.. Sobre a importância de conhecer e ensinar. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.4, pp. 133-146. ISSN 1678-5177.

Os primeiros dias da criança na escola são fundamentais e cruciais no processo educativo, uma vez que a maioria dos alunos, ao trocarem de turmas, escolas e professores, vivenciam, além da ansiedade, um novo processo de ser e conhecer. Esse processo é um tanto difícil para a criança, e a escola deve estar instrumentalizada para auxiliá-la nesse novo momento. Este é um relato de uma prática pedagógica realizada em uma escola de Londrina/PR nas séries de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Diante dos resultados encontrados, pode-se perceber que conhecer o aluno favorece a prática do professor, o qual poderá planejar e preparar as aulas de acordo com as necessidades específicas de seus alunos, fazendo da prática pedagógica um instrumento para a construção do ser, do aprender, do fazer e do conviver.

Palavras-chave : Conhecimento; Aprendizagem; Interação; Adaptação escolar.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )