SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The alive letter of Ecléa BosiDo indesejável ao inevitável: a experiência vivida do estigma de envelhecer na contemporaneidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

“Memória e sociedade”: ciência poética e referência de humanismo. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.1, pp. 51-58. ISSN 1678-5177.

O artigo apresenta um conjunto articulado de reflexões a respeito do livro Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos, de Ecléa Bosi, aqui considerado como obra-prima da psicologia social e das ciências humanas. Procura destacar as originalidades de natureza teórico-metodológica do texto, a começar por uma composição singular que incorpora poesia na construção científica, passando por uma redefinição das relações entre sujeito e objeto do conhecimento, ao desenvolver a perspectiva de alternância da condição entre ambos, no desdobramento da pesquisa. Mostra, também, como o estudo de Ecléa Bosi se fundamenta em estreitos vínculos entre a pesquisadora e os velhos pesquisados, de modo a se formar entre eles uma comunidade de destino.

Keywords : Bosi, Ecléa; Psicologia social; Memória social; Idosos; Sociedade.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )