SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Do indesejável ao inevitável: a experiência vivida do estigma de envelhecer na contemporaneidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

TEIXEIRA, Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira  and  NERI, Anita Liberalesso. Envelhecimento bem-sucedido: uma meta no curso da vidaSuccessful aging: a goal in the course of life. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.1, pp. 81-94. ISSN 1678-5177.

Não há definição consensual de envelhecimento bem-sucedido. Os termos envelhecimento ativo, robusto e bem-sucedido são usados de maneira indiscriminada para explicar o processo de envelhecer bem. O objetivo deste artigo é discutir o significado de envelhecimento bem-sucedido, enfatizando que a subjetividade do conceito está relacionada à individualidade e às diferenças socioculturais. A longevidade não deve ser o único componente para avaliar o envelhecimento bem-sucedido. Envelhecer bem envolve múltiplos fatores, incluindo individuais, psicológicos, biológicos e sociais. A conclusão é que o bem-estar subjetivo é o componente mais importante para avaliar o “sucesso”. O envelhecimento bem-sucedido assemelha-se a um princípio organizacional que pode ser alcançado estabelecendo-se metas pessoais realistas no curso de vida.

Keywords : Envelhecimento; Longevidade; Qualidade de vida; Saúde do idoso.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )