SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Família e o processo de diferenciação na perspectiva de Murray Bowen: um estudo de casoO percurso de Sidarta e o problema da identidade um estudo transdisciplinar do romance de Hermann Hesse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

RAMOS, Conrado. Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.2, pp. 199-212. ISSN 1678-5177.

Questiona-se a possibilidade de investigar as relações entre indústria cultural e a dinâmica da satisfação com o consumo no mundo contemporâneo a partir da concepção de indivíduo compreendido como âmbito particular do sujeito da consciência afetado pela dimensão do inconsciente. Propõe-se o redirecionamento para a concepção de sujeito do inconsciente, ao qual pode-se conferir uma universalidade de estrutura e um assujeitamento de seus laços sociais à objetividade histórica. Essa mudança de foco permite pensar o imperativo de gozo como ideologia da sociedade de consumo: a força da ideologia, ao perder a pretensão à autonomia e adaptar-se à realidade material (Horhkeimer e Adorno), desloca-se do “convencimento” e do “auto-engano” que a caracterizava para a dimensão concreta e corporal da compulsividade e da pulsão. Por apoiar-se nas fixações alienantes do sujeito, a ideologia afirma e sustenta a condição neurótica e compulsiva do consumismo e da busca de satisfação particular como norma.

Palavras-chave : Ideologia; Gozo; Consumo; T. W. Adorno; J. Lacan.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )