SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. LacanAlternância e desejo na feminilidade e na obra de Frida Kahlo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SOUZA, Luiz Eduardo da Silva e  e  DELGADO, Victor Tinoco. O percurso de Sidarta e o problema da identidade um estudo transdisciplinar do romance de Hermann Hesse. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.2, pp. 213-234. ISSN 1678-5177.

O presente trabalho pretende discutir o problema da identidade pessoal com base na narrativa de Sidarta, de Hermann Hesse. A história de vida do personagem central do romance é analisada à luz da teoria junguiana do processo de individuação e contextualizada com base nas perspectivas histórico-etnológicas de Mircea Eliade e Joseph Campbell. Num momento posterior, o estudo integra também a perspectiva sociológica sobre o problema da auto-identidade desenvolvida por Anthony Giddens. Em última instância, o trabalho procura circunscrever a questão da auto-identidade apostando na possibilidade de uma abordagem transdisciplinar.

Palavras-chave : Identidade; Psicologia analítica; Modernidade; Transdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )