SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Como crianças percebem, idealizam e realizam o lugar onde moram índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

CEARA, Alex de Toledo  e  DALGALARRONDO, Paulo. Jovens pichadores: perfil psicossocial, identidade e motivação. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.3, pp. 277-293. ISSN 1678-5177.

Este estudo investigou o perfil psicossocial dos adolescentes envolvidos com a prática da pichação urbana. Trata-se de uma subcultura vinculada ao movimento hip hop, presente nas médias e grandes cidades brasileiras. Teve como objetivo descrever os processos identitários e motivacionais desses adolescentes. Dessa forma, 32 sujeitos responderam a um inventário que abordou aspectos psicológicos e socioculturais da pichação. Os jovens pichadores eram todos do gênero masculino, de idade média 17,2 ± 2,6 anos e moradores da periferia de grandes cidades. As entrevistas revelaram que a pichação relaciona-se a marcantes processos identitários para seus autores, assim como indicaram a forma com que se relacionam com seus pares e líderes e como se relacionam com a sociedade geral e a lei. Conclusão: os jovens envolvidos com a pichação lançam mão dessa prática como forma de demarcar suas identidades e confrontar a sociedade. A pichação foi analisada segundo os conceitos de Erik Erikson referentes à crise de identidade na adolescência. Observou-se a implicação das ideologias de marketing da sociedade geral e dominante, articuladas com o processo da pichação.

Palavras-chave : Adolescentes; Identidade; Grafite (arte).

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português