SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3How children understand, idealize and realize the place where they liveEvaluation and Diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

SUIT, Dafne  and  PEREIRA, Marcos Emanoel. Vivência de estigma e enfrentamento em pessoas que convivem com o HIV. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.3, pp. 317-340. ISSN 1678-5177.

Buscou-se com este estudo ampliar a compreensão da vivência da soropositividade a partir do diagnóstico dos portadores, identificando as estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas soropositivas adultas, correlacionando-as com a percepção que esta população tem sobre sua estigmatização. Realizou-se um estudo de delineamento transversal, correlacional, constituindo-se num desenho ex-post-facto. A amostra foi de 50 pessoas do gênero feminino e 50 pessoas do gênero masculino, residentes na cidade de Salvador, Bahia, caracterizadas e avaliadas a partir da Escala de Estigmatização para Portadores do HIV e Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações entre as variáveis. Encontrou-se uma utilização maior do enfrentamento focalizado no problema e uma utilização menor do enfrentamento focalizado na emoção, estando este último relacionado diretamente a uma maior vivência do estigma. Também foram encontradas diferenças significativas entre os gêneros, sendo que, no gênero feminino, observou-se uma maior vivência de estigma, maior utilização do enfrentamento focalizado na emoção, busca de prática religiosa/ pensamento fantasioso e busca de suporte social. Pessoas que trabalham diretamente com ações voltadas para a soropositividade destacaram-se do restante da amostra, apresentando uma menor vivência de estigma e menor utilização do enfrentamento focalizado na emoção. Conclui-se que as pessoas que convivem com a soropositividade, além da necessidade de enfrentar a condição somática, necessitam enfrentar as questões relativas à estigmatização, o que pode originar dificuldades na concretização de um enfrentamento mais ativo da situação.

Keywords : HIV; AIDS; Enfrentamento; Estigma.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese