SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3O corpo encontra Apolo e Dionísio: potências e fragilidadesA influência das emoções nas falsas memórias: uma revisão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

MATOS, Ana Paula Soares de  e  MACHADO, Ana Cláudia Cardoso. Estudo da psico-manutenção da Asma: as cognições como preditoras de emoções e comportamentos problemáticos associados à Asma. Psicol. USP [online]. 2008, vol.19, n.3, pp. 393-413. ISSN 1678-5177.

Numa amostra de 50 doentes asmáticos hospitalizados ou em regime de consulta externa, investigou-se a associação entre as cognições disfuncionais associadas à Asma e outras variáveis psicológicas (emoções e comportamentos) tradicionalmente estudadas no âmbito dos modelos cognitivo-comportamentais, através de instrumentos de medida dessas variáveis específicos para a doença asmática. Os resultados encontrados sugerem que as cognições disfuncionais associadas à Asma são preditoras de comportamentos/emoções problemáticos que ocorrem antes, durante e depois das crises asmáticas. Sugerem-nos ainda que as cognições disfuncionais são preditoras de maiores níveis de sintomatologia “pânico/medo” e de atitudes negativas face à doença asmática e ao seu tratamento.

Palavras-chave : Cognições; Estados emocionais; Problema; Pânico; Asma.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português